segunda-feira, 27 de julho de 2009

Bom dia!

Acabei de ver a reportagem do Esporte Espetacular e esta perfeitamente editado e escrito, ali dá para ter uma noção do país Haiti!


e a matéria se chama: "Futebol matém a paz no Haiti"
Bjs e divirtam-se!!

sábado, 25 de julho de 2009

Hoje fui passear, o comandante me convidou para irmos à uma loja de artesanato, fomos eu, o comandante, a Maria que esta na foto lá atrás e a Maria Clara, secretária do Itamaraty.
Cortamos um dobrado para acharmos a lojinha mas no final todos fizeram a festa lá pois é tudo baratinho e muito bem feito.
Em seguida fomos ao mirante, como a foto mostra, é alto, muito alto. Chega a cair uns dois graus de temperatura mas como estamos em pleno verão não sentimos tanto. (Haja bloqueador solar!!)
O comandante contou umas histórias estratégicas do Haiti mas não tomei nota dos bairros que ele citou para contar a vcs, desculpem mas ... pequei.
Frango, frango, frango ...
Ops, desculpem, depois conto essa história de frango, claro que tem amigos que entenderão, para esses, é isso mesmo! Para quem não entendeu ... mistério é sempre bom !
Então, uma das particularidades desse país é que devido ao alto índice de desemprego as pessoas se viram como podem, então as ruas se tornam verdadeiros shoppings e o que vc pensar estará exposto para vender, até remédio!!! Então os artesãos expões seus quadros nas avenidas principais e aqui no mirante não é diferente. O que não gostei é a discriminação que o povo haitiano tem perante os turistas nos valores das peças, explico: o vendedor estipula o preço de acordo com sua cor, se for negro parecido com os haitianos é um valor e se for branca como eu chega a ser 1000% a mais, é mole????? Tudo aqui é na base da pechincha, um saco!
E como a fome impera e a gente não compra, eles te seguem até vc entrar no carro e partir ou até vc cansar e dizer que só compra se for por x!
Aqui não existe salário mínimo, existe dólar haitiano ilusório e o próprio dólar, uma bagunça de moedas que só vendo.
Tirando isso e o meio de transporte inviável para mim, é muito bom, as cidades onde estou e onde irei morar que faz parte da grande Porto Príncipe, são considerados nobres, tem tudo: supermercado, restaurantes, bares mas se ficar doente, só no BRABATT(Brazilian Battallion- batalhão brasileiro) para se consultar, a luz é outra pinimba, existem três possibilidades: a do governo que sempre acaba, gerador e acumuladores de energia, quando falta um muda pra outro e assim sucessivamente.
Ah, já ia me esquecendo da água, o meu cabelo esta uma coisa de outro mundo! Duro duro duro!! Ela é densa e calcária, e o abastecimento é escasso e temos que ter a reserva, comprar ... é amigos, melhor vcs começarem a pensar com carinho na nossa água aí do nosso país pois aqui e em boa parte do mundo esta acabando!!
Voltando ao passeio de hoje, terminou no almoço num restaurante italiano muito aconchegante, bom papo e boa comida.
Cheguei na casa da Roseana por volta das 15h e eles estavam em reunião, fiquei no meu super quarto japonês até 17:30h quando ela bateu na minha porta para saber das novidades e ver minhas comprinhas para a nova casa, todas aprovadíssimas!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Teve jantar aqui na casa da Roseana, recebi um convite formal na terça-feira, me surpreendi pois nunca havia recebido um convite da embaixada brasileira e também por ter participado de outro jantar aqui mesmo e não ter recebido convite, me senti especial.
Cheguei 17:40h e fui direto para o quarto me arrumar com calma, fiz questão de me produzir conforme as regras femininas e ao chegar na parte da maquiagem, com o calor que faz aqui, ela derretia ... sem me desesperar pois não queria fazer feio, coloquei a lente e pronto, estava pronta. Olhei a hora, 19:25h, saí do quarto e a Roseana e o Igor já estavam na porta esperando os convidados. Andei devagar, desci pela outra escada para não chamar a atenção e me deparo com umas cinco pessoas!! Se a Roseana souber que me atrasei, me mata!!! Disfarcei, cumprimentei todos e sentei. Tá muito bom, tem que ter algo para estragar a figuração: minha lente começa a dar sinais de vida, os olhos começam a lacrimejar e eu sorrindo e disfarçando, tentando prestar atenção na conversa mas a lente não me deixava em paz. Só decidi sair da roda quando pisquei e o senhor olhou e acho que pensou que eu o estava paquerando pois sorriu daquela forma "hum, essa aí esta me dando mole", nós mulherem percebemos então saí de fininho, entrei no quarto p da vida, tirei apenas uma lente para poder enchegar e voltei para o jantar.
Conversando com o pessoal da chancelaria até chegarem as oficiais do BRABAT, marinha e exército. Foram cinco: 3 médicas e uma intérprete. Ficamos praticamente o jantar inteiro juntas. Conversamos, rimos e até fui convidada para viajar com elas em agosto! Elas conhecerão a República Dominicana, ficarão 4 dias, de 6 a 10 de agosto ... uma tentação mas acho melhor não ir pois acabei de chegar e a Roseana(minha amiga, professora do Centro Cultural e embaixatriz), Normélia(diretora do Centro Cultural) e Vanessa(secretária da Normélia) entrarão de férias e não quero que pensem que sou folgada, etc.
E por falar em viagens, recebi da minha secretária Alexandra, várias fotos do Haiti, só lugar bonito, vamos ver se consigo colocar aqui para vcs verem ... quem sabe vcs não vem aqui me visitar ... acho que tem coisas muito boas para aproveitar, o que farei com cerveja!
Por hj é só pessoal ... humm, essa frase me lembrou meus tempos de criança ... acho melhor ir dormir ...
Bjs
obs.: Fui tentar colocar a foto aqui embaixo e ela foi parar no início da história ... gente, me deem desconto, afinal é minha primeira postagem.
Mais beijo!