sábado, 17 de outubro de 2009

Meio de transporte haitiano

Essas são algumas das fotos que tenho para ilustrar como é o meio de transporte desse país.

A população é destratada pelo governo, isso não é digno mas ... quem sou eu?

Não existe taxi, trem ... metrô são coisas inimagináveis aqui. Já vi alguns ônibus mas são fretados por empresas, público mesmo, só isso.

É desconfortável, sem nenhum tipo de proteção e precário, funciona quando quer.

Há os coloridos que chegam a ser fotografados pelos turistas, alguns artistas locais pintam os tap tap's para divulgar seu trabalho, o que acho interessante, já vi até uma homenagem ao nosso futebol !!! Uma dupla do Cacá e Ronaldinho Gaúcho, chique gente!!

rs

Agora sem piadas, é complicado sair aqui por isso, a ilha é cheia de morros íngremes, os carros que suportam o dia a dia tem que ser 4x4 e quem não tem carro (meu caso), depende de amigos, convites para passear ... acostumada a fazer TUDO sozinha, complica. Hoje por exemplo: queria muito, muito, muito ir à feira de artezanato que esta acontecendo no museu da cana de açúcar que fica longe da minha casa, não dá para ir à pé. Convidei todos que conheço, sabe como é, vai batendo papo, joga um verde e escuto: "tenho compromisso" ou "hj não vai dar" ou até mesmo "tô afim não"... então tá né, fazer o quê?

Voltando ao meio de transporte. Nenhum caminhão personalizado é novo! Esse é outro detalhe significativo, vira e mexe a gente vê tap tap quebrado nas estreitas ruas do Haiti, aí ce imagina o engarrafamento quilométrico !!!

Outra coisa que não existe aqui são as leis de trânsito! Buzina, pedestres invadindo as ruas apenas com um levantar de mão, eles não tem medo dos carros, invadem, fazem cara feia e tudo, não se intimidam com o tamanho do carro!!!
Sem nenhuma sinalização na rua. Sério! Não há faixa de padrestre para atravessar a rua!!! Não há aquele sinal no asfalto que separa ou divide a rua em duas do mesmo sentido. A única sinalização no asfalto é de não ultrapasse, as demais? Esqueça!

Poucas placas, não. Pouquíssimas placas de nomes de rua, retorno? Anida não vi, sinal de trânsito, alguns e precários.

E quando vc encherga um policial de trânsito é sinal de engarrafamento na certa !! Eles só atrapalham o tráfego.

Resumindo = um caos !!!

rs o Rio de Janeiro é um paraíso comparando com o trânsito daqui.rs rs rs

Mas o que me surpreende é que não há violência. No meio desse caos vc não vê ninguém se xingando como aí no Brasil. Não vi nenhuma batida até agora e nem ouvi falar.

São coisas que pra nós brasileiros custa acreditar pois convivemos com essas coisas diariamente e aqui vc não vê.

O país é pobre? É. O país passa fome? Passa. Mais há um sentimento de sobrevivência, nem sei se é essa mesma a palavra, os haitianos mesmo sem emprego, mesmo sem comida, vão às ruas, estudam, não perdem a fé ... é diferente da gente. Muito diferente.

Pensei em comprar um carro aqui ... mas, acho que não vale a pena, não ficarei tanto tempo assim sem contar que além de desvalorizar a manutenção é cara devido os buracos, pedras etc. Melhor ficar à pé mesmo.

Se quiserem ver mais fotos dos tap-tap's visitem meu orkut: Veronica Nunes.
Bjs









Nenhum comentário:

Postar um comentário