Em primeiro lugar gostaria de pedir mil perdões aos amigos que entram para ver as novidades, não é brincadeira mas aqui no Haiti o tempo voa !!! Já estamos em outubro, completei 3 meses dia 9 e só escrevi duas ou três vezes !!! Que vergonha!
Desculpe.
Bom, mas vou tentar me redimir, quero ver se consigo manter um ritmo, nem que seja uma vez por semana ( o que não quero), como diz meu pai: "a grande verdade é a seguinte: um dos grandes problemas que preciso resolver antes de morrer é ter disciplina. Verdade, preciso aprender, ou sei lá como mas internalizar a disciplina na minha vida. Se conseguir resolver isso e ter paciência eu morrerei feliz e realizada. Sou deveras anciosa! Quem me conhece sabe.rs
Voltando ao Haiti, rs
Fiquei quase um mês na residência oficial do Brasil, um verdadeiro castelo com rei e rainha e tudo que um conto de fadas oferece. Sou agradecida pela hospitalidade e carinho do casal Kipman. Mas como sabem, nada dura para sempre, tive que desfazer o laço de luxo e glamour para morar na minha casa sozinha, o Centro Cultural Brasil - Haiti. Muito grande, muito lindo mas não é um palácio, quando tiver minha máquina fotográfica postarei para vcs verem. Para vcs terem uma idéia, o meu quarto atual dá 2 kits da Asa Norte !!! Sem exageros, de coração - é muito grande!!!
Como tenho sou criativa e curiosa, logo que cheguei aqui fiz um vendaval que todos que trabalharam aqui se espantaram: em menos de uma semana eu vasculhei e arrumei todo Centro Cultural. Criei departamentos que não existiam, centralizei e estoquei coisas que não se usam mais, fiz um verdadeiro trabalho de gestão, quase apliquei o ISO aqui (vestígios da experiência da Protege onde fui gestora do ISO 9001).
Com isso montei meu quarto, achei uma escrivaninha e montei até uma salinha dentro do meu quarto, só falta a televisão, rs Mas confesso que não me faz falta. Agora da internet ... isso não pode faltar nunca!!
Mergulhei de cabeça no projeto "biblioteca". Pesquisei, corri atrás de informações pois apesar de amar livros e sonhar com uma biblioteca particular na minha futura casa, nunca trabalhei efetivamente numa. Consegui em 2 meses, montar completamente com direito a cadastro informatizado e tudo!!! São mais de 2600 títulos entre livros, revistas e até jornais!!
Fiquei tão feliz ! Mas tão feliz que não conseguia caminhar normalmente, apenas pular. Quem me conhece já deve ter presenciado isso, sou assim, fazer o quê? rs
Não teve nada de mais na inauguração, pra falar a verdade, somente divulgação por email e depois que as aulas começaram, para os alunos, mais nada. Agora é a manutenção.
Depois desse projeto veio o desafio de começar o curso de português nos três níveis: inicial, intermediário e avançado!! Tenho quatro turmas onde monto as aulas e programa diariamente sozinha!! tenho mais de 80 alunos, um desafio constante. Sem mentira, todos os dias antes de começar a aula me dá um frio na barriga!! Mas esta tudo nos conformes, acho que os alunos estão gostando com as seguintes constatação:
- sempre vem mais da metade da turma ou todos;
- são duas horas de aula sem intervalo e ao final ninguém se levanta até eu indicar que a aula acabou, eles ficam querendo mais - sempre!!!! Isso nunca aconteceu comigo aí no Brasil !! Ou o povo fica olhando a hora ou saem sem se despedir. É 'tão bom!! Isso me deixa realmente feliz de ver nos olhos dos haitianos o interesse pelos estudos, pelo saber e o melhor: pela nossa cultura!!!
Eles tem sede de conhecimento. Quando termina a aula, sinto necessidade de beber um litro d'água de tanto que falei. É bom demais. Sem contar que já ganhei vários presentes !!! Lembrancinhas mas são de coração.
Estou realmente feliz com a minha profissão.
O ritmo é denso de segunda à quinta, sexta é relax e tenho o final de semana todo pra mim, assim dá para fazer o que quero: nada! rs De vez em quando vou visitar minha amiga Roseana ou ela me convida para ir à praia, ou tem churrasco na casa dos fuzileiros ... e assim vai.
Já saí à noite. Tem vários lugares para se divertir, confesso que não conheço nem a metade mas o pouco que fui gostei. A grande maioria ou quase todos os frequentadores da noite são estrangeiros, se soubessem quantas ONG's, existe por aqui vcs ficariam de queixo caído, sem contar a ONU que é mais uma verdadeira tropa de elite do mundo inteiro. Bom demais !! Muitos gatos!! Colírio !! Mas falar que é bom ... deixa quieto.
Estou estudando francês desde que cheguei, a professora dá aulas para os funcionários da embaixada, um docinho a Dominique. Vamos ver se consigo, quer dizer, vou conseguir sim falar francês até antes de ir embora.rs
Bom, vou parar por aqui. Tentei fazer um resumão do tempo que fiquei sem entrar aqui mas espero que se divirtam com esse pouco. Depois tem mais.
Bj bj
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Menina, estou de cara em como vc é empreendedora viu! Não é fácil chegar e fazer mudanças estruturais não, vc teve muita coragem! Milhões de parabéns e que bom que voltou a postar, pq sinceramente ficou sem escrever com MUITA justificativa! Não vou mais reclamar de desaparecimento!!!!!! Mil beijos!
ResponderExcluirjupunky